Antes de iniciar é preciso entender como a ligação irá chegar nos seus Ramais:
Ao ligarem para o seu número, será enviado para a antena de rádio, então envia a ligação para seu número virtual, o seu número irá direcionar para o seu PABX contratado.
Dentro do PABX você poderá fazer algumas escolhas, irei te mostrar alguns exemplos, vale lembrar que como será configurado dependerá de como atenderá as ligações.
Exemplos:
1. Direto para o Ramal:
Neste exemplo a ligação irá do PABX direto para o ramal específico.
Nesse exemplo é muito usado para usar a função siga-me, cadastro no WhatsApp…
2. Somente uma fila de atendimento:
A ligação após entrar no PABX ela é direcionada diretamente para a fila, então a fila envia direto para os ramais.
(Caso queira saber mais sobre os tipos de fila clique aqui)
3. Ura simples de atendimento:
A ligação entra no PABX e direciona para uma URA de atendimento com um áudio, então envia para a fila, então para os ramais.
Esse fluxo geralmente é usado em 2 situações, onde quer apenas dizer um áudio antes de transferir para a fila de atendimento ou se qualquer uma opção da URA leva para a mesma fila de atendimento.
5. Ura com Horário:
Neste exemplo a Ura tem um horário de atendimento, nesse caso você pode determinar um horário que as ligações será repassada para as opções/filas/ramais.
Este exemplo é comum de ser usado quando o horário de atendimento é em horário comercial, quando está fora do horário é informado em um áudio, desliga a ligação.
6. Ura com horário e direcionamento:
Neste exemplo é igual o anterior [5.], porem em determinado horário é levado para outra ura de atendimento.
Este exemplo é mais comum ser usado para caso tenha um atendimento especial fora do horário do expediente.
7. Ura complexa com horário de atendimento e direcionamento:
Neste exemplo você pode direcionar uma das opções da ura para outras Ura’s, e nelas terem algumas configurações, como áudio ou horários.
Este exemplo é o mais raro de ser utilizado.
Sendo assim, não importa qual desses modelos você irá escolher, tudo dependerá da sua estrutura e como irá gerenciar a ligação dentro da sua empresa ou estabelecimento, pode parecer muito difícil mas é bem simples de criar, caso for configurar poderá seguir esse guia de como configurar um PABX.